terça-feira, 25 de maio de 2010

Amistosos para a Copa: Qual a finalidade??

Ontem vimos alguns jogos amistosos das seleçõe que vão ao mundial na África do Sul. Mas, parando para pensar, de que valem esses jogos? Qual a importância e relevância deles?

Essa foto mostra o jogador Steven Gerrard no jogo de ontem contra o México. Em uma jogada simples (sem perigo de gol ou coisa do genero) ele e o jogador do México disputaram uma bola áerea, e caiu no chão com a cabeça sangrando. Por sorte, nada mais grave, e logo voltou ao campo enfaixado.

Antes de mais nada, quero ressaltar que há duas linhas muito tênues na divisão desses amistosos. Eles podem não ter utilidade alguma, podem trazer a experiência correta ou podem ser exagerados (contra adversários fortes). Para mostrar o que estou falando, se atentem aos seguintes pontos:

1º O adversário não pode ser muito fraco (caso do Brasil, que irá enfrentar Zimbábue e Tanzânia), mas também não pode ser muito forte (como o amistoso México x Inglaterra de ontem).

2º Servem para o time ganhar conjunto. Mas substituições podem variar de 5 a 7 por jogo amistoso. Não se pode deixar os jogadores principais jogando os 90 minutos, pois podem cansar ou forçar demais os músculos. Também não pode substituir todo mundo, porque o time não entrosa.

3º A repercussão. Dependendo do nível do seu adversário, um empate pode ser catastrófico (como Portugal, diante de Cabo Verde), e uma goleada pode passar como "nada mais que a obrigação".

4º A motivação da equipe. Adianta mesmo para motivar a equipe com vitórias? Acho que não, pois em 2006, a Itália foi mal nesses amistosos, e sabemos qual foi o fim dela, não é mesmo?

Comentando sobre esses pontos, é muito difícil achar o adversário que seria perfeito. Pois em alguns casos, vale mais a pena jogar contra o time reserva (de novo, caso do Brasil). E mais, jogar contra adversário fraco não garante que não vai haver lesão, exemplo disso foi o jogador Francês Cissé, que em 2006, quebrou a perna em um amistoso contra a China, já na preparação para a Copa na Alemanha.

Para mim, nada mais é do que para arrecadar dinheiro. Porque, pouco se tira de experiência, não necessariamente dá a equipe o conjunto que ela necessita (exceto no caso da Argentina do Maradonna, que não tem um time ainda, então mal não vai fazer), pode trazer sérios riscos para os jogadores, a imprensa pode criticar muito caso o resultado seja "não satisfatório" e ainda não serve como motivação, pois o que importa é na hora da Copa.
Enfim, acho que é muito mais valioso fazer jogos treinos, do que esses amistosos.

Mas, até por informação, para quem gosta, embaixo vão os resultados dos últimos amistosos:

Inglaterra 3 x 1 México
Portugal 0 x 0 Cabo Verde
Koréia do Sul 2 x 0 Japão
África do Sul 1 x 1 Bulgária
Argentina 5 x 0 Canadá

1 comentários:

Roseli Valério disse...

Concordo com a maioria dos argumentos, menos com a possibilidade de os jogadores se machucarem. Isso pode ocorrer num treinamento normal, entre eles próprios. Tanzânia? Vale a pena só se o atacante for o Tazz... kkkkk

25 de maio de 2010 às 15:16

Postar um comentário