sexta-feira, 11 de junho de 2010

Anfitriã, a Africa do Sul só empata na estréia.

E finalmente estamos falando de Copa do Mundo. Tanta especulação, tanta espera e agora jogos diários com os melhores jogadores do mundo por 1 mês inteiro.

E foi no dia de hoje, as 11 horas do horário de Brasília que a bola rolou pela primeira vez no continente africano por uma Copa do Mundo. Se a alegria do país anfitrião já era grande antes futebol começar, imagina agora que o seu time ia abrir a competição. Só um adendo: é uma pena a grande figura dá África do Sul, Nelson Mandela, não pode ter ido ao jogo. Sua bisneta, de apenas 13 anos, faleceu em um acidente de carro na madrugada de quinta para sexta.

Vamos ao jogo.
A avaliação do jogo pode ser dividida como os 90 minutos: em dois tempos. Isso porque os dois tempos foram bem diferentes e não variaram muito dentro dos seus 45 minutos.
Começou um pouco nervoso, ancioso. Nada mais natural, afinal era o primeiro jogo da Copa. mas quando a poeira abaixou um pouco, quem se destacou foram os mexicanos. Com uma marcação no campo de ataque, com uma boa troca de passes e principalmente, com um lado direito muito forte com Giovani dos Santos quem mais criava era o México.
Muitos chutes, ou boas tentativas, até que aos 32 minutos Franco mata no peito, bota na frente e toca na saída do goleiro Khune, que por reflexo, espalma a bola com a mão direita. Quem assistia o jogo percebia que era só questão de tempo para os latinos abrirem o placar. Aos 38 minutos, eles marcaram com Franco. Mas o impedimento foi marcado, corretamente, pelo bandeira.

Como disse, no primeiro tempo a África do Sul quase não jogou. Não consequia tocar a bola como queria, logo era desarmada pelo inimigo. Mas, com alguns contra-ataques, ameaçou um pouco o gol do México.

Assim, terminaram os primeiros 45 minutos. No segundo tempo, foi outro jogo.

Os mexicanos não conseguiram manter o ritmo e a marcação em cima dos Bafana Bafanas, dando mais espaço para o contra-ataque. E foi em um desses contra-ataques que o estádio Soccer City quase foi abaixo. Aos 9 minutos, Tshabalala é lançado e marca um golaço, no ângulo! Vuvuzelas a toda nessa hora! E comemoração com direito a dança ensaiada, mostrando a alegria do futebol africano!

O méxico sentiu o gol e parecia muito nervoso, talvez não acreditando na reação. Tinha mais posse de bola, mas não era um time efetivo. Não conseguia criar boas oportunidades. E foi em um erro de marcação do time anfitrião que os mexicanos conseguiram empatar. O capitão da África do Sul não saiu para a linha de impedimento, e também não afastou a bola aos 34 minutos. Resultado: bola no pé de Rafa Marquez e sem chance de defesa para Khune.

Os Bafana Bafanas ainda tiveram a chance de desempatar em um contra-ataque aos 44 minutos com Mphela. Mas a bola foi na trave.

Com isso, fim de jogo. E frustração no país da Copa. Mas com certeza, vem uma baita festa no próximo jogo.

0 comentários:

Postar um comentário