domingo, 13 de junho de 2010

Duas Rapidinhas! Empate de França e Uruguai e vitória da Argentina diante da Nigéria


Bom, eu sei que estou atrasado com as análises, mas aqui estão elas. Resolvi fazer duas juntas porque não se tem muito o que falar sobre elas. E isso não é bom, foram jogos que ficaram devendo muito, principalmente por trazer duas das favoritas ao título (França e, em maior escala, Argentina).

Primeiro o jogo que aconteceu depois da estréia da Copa, França e Uruguai.

Muita gente esperava algo muito bom pra esse jogo, principalmente depois do nível do jogo de abertura da Copa, que ficou muito aquém do esperado. E o jogo começou prometendo entregar o espetáculo requerido pelo mundo inteiro. Só prometeu.

Os atuais vice-campeões começaram bem, e procurando abrir o placar, tomando a iniciativa no jogo. Aos Sul-Americanos, restou o contra-ataque e a esperança de gols nos pés de Forlán. Após os 20 minutos o jogo se estagnou. A França não tinha objetividade, tinha mais posse de bola mas não refletia em oportunidades de gol.

Já do lado uruguaio, o contra-ataque raramente funcionava, devido a falta de qualidade do meio de campo. Ou seja, o Uruguai só poderia levar perigo se o Forlán fizesse algo. Mas sozinho fica difícil.

E o jogo se estendeu assim durante todo o segundo tempo. Sem maiores emoções ou chances de gol. Somente um destaque para a expulsão do jogador Lodeiro, que havia entrado já no segundo tempo.

E foi com um futebol feio, tanto pela defesa do Uruguai e passividade da França, quanto pela falta de ataque dos sul-americanos, que o primeiro 0 x 0 da Copa ocorreu.

------------------------------------------------------------------------------------------

Indo para uma das estréias mais esperadas dessa Copa. Foi o segundo jogo de sábado que Maradonna voltou a disputar uma Copa. Claro que dessa vez como técnico.

A Argentina jogou contra a Nigéria, em partida válida pelo grupo B da Copa do Mundo.

A expextativa era imensa, afinal o melhor jogador do mundo, Messi, estaria em campo. E estava disposto a mostrar que sabe jogar, e que conseguia manter o nível que joga no Barcelona. Nos 5 minutos iniciais, duas jogadas características dele, de dominar a bola e driblar par achar um caminho ao gol ou para um companheiro sem marcação. Mas as jogadas foram ineficazes, não resultaram em gols. A Argentina com um esquema ultra-ofensivo, praticamente um 4-3-3 com somente um volante de marcação, o Mascherano.

Mas o primeiro gol veio em uma jogada de bola parada, em uma falha de marcação da Nigéria. No escanteio aos 6 minutos Heinze apareceu sozinho para marcar.

Durante o jogo inteiro, a Nigéria só tinha o Contra-ataque em velocidade para tentar marcar um gol. Enquanto isso, a Argentina criava mas parava nas defesas do ótimo goleiro Enyeama, eleito o melhor do jogo após o encerramento.

No segundo tempo, o jogo continuou o mesmo, mas após uma alteração não muito bem feita por Maradonna, ao tirar Verón e deixar com que Tévez ficasse pelo meio, ajudando mais na marcação, o time africano começou a chegar com um pouco mais de perigo, pois o sistema defensivo argentino não é dos melhores. Mas nada que alterasse o desenho do jogo, de fato faltou qualidade nas finalizações dos nigerinanos.

Bom, para finalizar, destacar o erro do Maradonna, ao escalar Gutierrez de lateral direito. Completamente fora de posição, o lado direito da defesa argentina virou um corredor para os ataques da Nigéria. Antes o Maradonna completasse o time com um lateral de ofício do que jogar com alguém que nunca jogou nessa posição.

Mas nem isso foi capaz de tirar a vitória da Argentina. Vitória que foi magra, é verdade, e que também faltou futebol dos sul-americanos, que jogaram pouco diante do que se esperava.

E com isso, só falta as análises de Inglaterra e Alemanha, que já, já aparecem por aqui.

0 comentários:

Postar um comentário