terça-feira, 1 de junho de 2010

A maldição do melhor jogador do Mundo!!

Mais uma vez estamos em época de Copa do Mundo. E o FFC tá entrando no clima do mundial. E para começar, vou direto a um assunto polêmico: O Prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA.

Todo ano, no mês de dezembro, a FIFA elege o melhor jogador do mundo. Isso todo mundo sabe. O que talvez não tenham parado para pensar, é que esse prêmio geralmente não joga a favor na Copa do Mundo.

Hoje o melhor jogador do mundo é o argentino Messi, e todos sabemos que suas atuações na seleção são pífias. E mais do que isso, a Argentina ainda não tem um conjunto forte, uma equipe para disputar o mundial. Maradonna não consguiu formar um time, convocou muitos jogadores e não manteve um padrão de formação. Mas, mesmo assim, alguém dúvida dela? Acho que não. Mas muita gente tem dúvida a respeito de Messi e do que ele fará.

Agora,vamos à maldição.O prêmio da FIFA começou no ano de 1991. De lá para cá, todo atual melhor jogador do mundo na disputa do mundial, não conseguiu fazer o que poderia . Título então, passa longe.

Em 1993 o italiano Roberto Baggio foi eleito o melhor. Em 1994 ele era o destaque da Itália, e jogou bem a Copa. Mas, como todos nós lembramos, a imagem que fica marcada de Baggio no mundial é essa ao lado. O último penalti na final do Mundial nos Estados Unidos. Ele, como o atacante referência, ninguém o imaginava errar. E ele bateu muito mal, a bola foi por cima do gol.




Em 1997, um garoto de 20 anos foi eleito o melhor do mundo. O nome dele? Ronaldo. Ele era a referência para a seleção brasileira, a favorita ao título. Mas uma convulsão antes da final diante da anfitriã França, abateu e muito seu rendimento em campo. E ele nada consguiu fazer para parar a França. E o Brasil viu o sonho do Penta ir embora, enquanto a França entrava pra história com o primeiro título.

Em 2002, talvez quando essa maldição teve menor impacto. Se antes foram para os principais jogadores das seleções e na final, dessa vez foi ainda na fase de grupo.

Portugal não é nenhuma unanimidade no futebol, mas diante do seu grupo em que estavam  Coréia do Sul, Estados Unidos e Polônia, não parecia que teria maiores dificuldades. A classificação, em primeiro lugar, era mais que certa por todos os comentaristas, analistas e jornalistas do mundo da bola. Acontece que o então melhor do mundo, Luís Figo, não conseguiu repetir as atuações que lhe garantiram o título de melhor do mundo. No fim das contas, Portugal nem seuqer passou de fase. Obviamente, não era favorita ao título, mas com certeza poderia chegar às quartas sem maiores dificuldades.

Por fim, na última copa, creio eu que todos lembram. Em 2005, Ronaldinho foi eleito, pela segunda vez, o melhor do mundo. Na campanha de 2005/2006 ganhou o Campeonato Espanhol e a UEFA Champions League com o Barcelona. A seleção brasileira era a favorita para o título, reascendendo a gana por um novo título - dessa vez o hexa- mas, de novo um tal de Zidane frustrou os planos.

Durante a campanha, nem o Brasil e nem o Ronaldinho mostraram um futebol digno de ser campeão do mundo. E foi diante da França, nas quartas de finais, no dia "Da Vingança" (como a mídia em geral nomeou o jogo), o Brasil sucumbiu mais uma vez ao tima francês. E a dupla Ronaldo e Ronaldinho foram apontados como os principais focos da eliminação. Principalmente pela falta de comprometimento dos dois.

Bom, agora fica a questão no ar: Será Messi o primeiro a quebrar essa "maldição"? Ou será somente mais um dado curioso nessa história?? A conferir!

2 comentários:

Maicow disse...

Creio que a culpa não é só do ronaldinho, foi um fail completo.
Mas vamos ver agora em 2010 :)
e ainda acho que messi não vai fazer tudo akilo que faz no barcelona ;/
bom post vlw


visitem tbm www.pandorgas.tk

2 de junho de 2010 às 02:57
Ddii_ disse...

Messi sempre fez boas atuações com a seleção argetina, mas infelizmente lembram só da segunda parte das eliminatórias onde toda a seleção foi mal. Títulos sub-20, olimpíada, chegando na final como favorito da Copa América contra o Brasil e uma primeira parte boa das eliminatórias. Enfim... Acredito que Messi pode sim fazer uma boa copa do mundo, talvez não venha o título, mas isso é um fracasso de um grupo e não apenas um jogador.

Daqui uns dias vamos saber o resultado. :D

2 de junho de 2010 às 04:24

Postar um comentário