quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sem Pirlo, Lippi diz que o forte da Itália é "o grupo"


Como em outros Mundiais, a Itália desembarcou na África do Sul sob desconfiança, principalmente porque o principal jogador da equipe, o meia Pirlo, recupera-se de contusão e está fora das duas primeiras partidas da Azzurra na Copa. “Não temos mais um craque na Itália, um jogador capaz de decidir um jogo sozinho. Mas temos um grupo muito forte, entusiasmado”, disse o técnico Marcello Lippi, no início da noite, em entrevista a duas centenas de jornalistas.

Lippi acredita que a Itália, como de hábito, crescerá ao longo da Copa. O técnico lembrou o descrédito em relação a duas seleções campeãs mundiais, a de 1982 e a de 2006: “Uma equipe quando começa o Mundial nunca tem consciência do que é capaz de fazer. Ele só ganha essa consciência ao longo do torneio”, disse. “Em 2006, não tínhamos ideia da nossa força. Ela cresceu à medida que a equipe foi conquistando vitórias”.

Sem revelar o nome do substituto de Pirlo (fala-se em Montolivo), Lippi louvou a atitude do grupo que trouxe para a sua segunda Copa seguida como técnico. “Vocês viram o entusiasmo dos garotos no treino?”, perguntou.

O técnico lamento a ausência de Pirlo e outros craques na Copa, mas fez um comentário polêmico: “É triste um Mundial sem Ballack, Drogba, Nani, Robben... Mas um jogador só, por melhor que seja, não determina o destino de uma equipe. Veja Messi. O melhor do mundo não foi suficiente para facilitar a vida da Argentina nas eliminatórias”.

Indagado sobre as diferenças entre as seleções de 2006 e esta, Lippi foi irônico. “Em 2006, no embarque para a Alemanha, havia apenas um torcedor com uma faixa de apoio. E era um amigo meu. Este ano, havia quase mil torcedores nos dando apoio”. O técnico disse que, em relação à conquista passada, não repetiria uma coisa, caso volte a ser campeão: “Desfilar em carro aberto”. Foi uma referência ao uso político feito na comemoração da Copa de 2006.

Antes da entrevista, o presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, visitou o campo de treino da seleção e deu uma entrevista descontraída aos jornalistas que o cercaram. Abete antecipou o discurso que Lippi faria uma hora depois na entrevista: “Não temos o melhor jogador do mundo, mas temos um grupo de ótimos profissionais”.

A Itália estreia na Copa no próximo dia 14, contra o Paraguai, na Cidade do Cabo.

FONTE: UOL Esportes

--------------------------------------------------------------------------------

Essa Copa já ta dando o que falar. Só de gente que já ta fora, e gente importante. Realmente espero que não afete o espetáculo.

Bom, essa seleção da Itália em muitos pontos se assemelha com a do Brasil. Sendo o grupo o principal, sem ter um grande destaque. O principal problema que eu vejo para a Itália é a idade. O time praticamente não se renovou para essa copa. O cansaço pode ser um baita problema.

1 comentários:

M. A. Kazmierczak disse...

Não há tradição que dê jeito nesse time da Itália, não esse ano. Nem a defesa é tão segura quanto o de costume, e com esse ataque de risos...
É claro que menosprezar Itália, Alemanha e Brasil em copa do mundo nunca é muito prudente, mas depois do ótimo nível tecnico da última eurocopa, o que menos quero é ver uma copa do mundo fraca como a da Alemanha.

10 de junho de 2010 às 12:37

Postar um comentário