segunda-feira, 5 de julho de 2010

As quartas de final!!

Comentando sobre os outros jogos das quartas-de-final.

Os jogos foram: Uruguai x Gana ; Argentina x Alemanha; Espanha x Paraguai.

Começando pela surpresa da Copa: Uruguai! E que jogo contra a esperança da África. Pode não ter sido o melhor jogo, com os dois times abertos. Mas, com certeza, foi o mais emocionante.

Primeiro tempo, no fim das contas, equilibrado. Uruguai começou melhor, mas aos poucos Gana equilibrou o jogo, e mais tarde começou a chegar no gol da celeste. E saiu um gol logo antes do encerramento do primeiro tempo. Para mim, foi falha do goleiro no chute de longa distância de Muntari.

Somente com a opção de ir pra cima, o Uruguai conseguiu o empate aos 10 minutos do segundo tempo. Cobrança de falta de Forlán, que encobriu o goleiro. Daí em diante, o jogo se desenvolveu com boas chances para ambos, mas não muitas. O jogo persistiu no empate e foi a prorrogação. Estava tudo certo de que iria para as cobranças de penaltis. Estava. Aos 15 minutos do segundo tempo, Gana chega muito próximo do segundo gol. Seria gol, se não fosse a intervenção do atacante Suarez. Até aí, tudo normal, exceto que ele impediu com a mão!

Cartão vermelho merecido e penalti para Gana, no último lance do jogo. Vaga garantida? Não, pois Asamoah bateu muito forte e a bola explodiu no travessão. A bola saiu para tiro de meta e o juiz encerrou o jogo. A disputa das penalidades máximas a seleção sulamericana se classificou, na cavadinha do LOCO abreu!

//

Argentina entrou em campo no sábado, contra a Alemanha. Muita gente ainda esperava de Messi o futebol que o consagrou o melhor do mundo em 2009 e até agora não apareceu na Copa do Mundo!

E continuou sem aparecer. Enquanto muitos esperavam que os grandes nomes do futebol mundial fizessem da Copa um espetáculo, quem deu show foi o futebol Alemão.

Longe de ser aquele futebol pragmático, "troncudo", baseado na força física. É um futebol vistoso, com técnica e talento, além da grande disciplina alemã. A equipe acima de tudo (isso acabou com as esperanças de muitos "técnicos" nessa Copa!).

E não deu outra. Explorando o frágil setor direito da defesa Argentina, os 4 gols surgiram desse lado, a Alemanha mandou os Hermanos para Buenos Aires de 4.

Maradona não deve continuar no cargo, mesmo a AFA preparando um pedido oficial para que ele continue. A experiência foi válida, mas ficou aquém do esperado. Argentina e Brasil precisam de técnicos de verdade, não de técnicos arranjados. E parece que a CBF vai continuar errando (o nome mais cogitado é o de Leonardo, mas isso é outro assunto).

//

A Espanha passou pelo Paraguai com muita dificuldade e até uma mãozinha do juiz. A arbitragem do jogo errou para os dois lados, mas mais ainda pro lado dos sulamericanos.

Com 1 gol magro no placar, marcado por David Villa e muito chorado, a Espanha avança às semi-finais. Não antes de ver um gol mal anulado do Paraguai. Antes de Casillas defender um penalti (que, pelo critério do juiz, devia ser batido de novo pois houve invasão espanhola). De ver o gol de penalti do Xabi Alonso anulado (mal anulado, houve invasão de ambos os times). De Xabi Alonso errar a segund cobrança e no rebote, Fabregas sofrer outro penalti não marcado pelo juiz.

Engraçado ver como a Arbitragem tem sido destaque nesse mundial. E qual o motivo? Pelo simples fato da FIFA fazer política e colocar árbitros de países sem tradição no futebol para apitar jogos grandes como oitavas e quartas de final. E isso vai se repetir na Semi final. Triste para o futebol isso!

0 comentários:

Postar um comentário