terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil estréia com vitória magra diante da fraca seleção da Coréia do Norte

Foi hoje que começaram as disputas do grupo G. E como bem sabemos, o Brasil jogou às 15h30 minutos, contra a Coréia do Norte.

E já vamos falando do jogo, afinal é isso que importa.

O Brasil começou bem, até os 10 minutos. Buscava o gol, partia pra cima a tinha bastante criatividade com Robinho. Mas, após os 10 minutos, essa empolgaçãoacabou e o Brasil sumiu um pouco.

Talvez se dê ao fato da saída de bola não ter sido feita com qualidade, tanto por Gilberto Silva quanto por Felipe Mello. Ocasionalmente, um ou otro jogador errava o passe que levaria o time ao ataque. Com tudo isso, abiu-se o campo para o time adversário. A Coréia do Norte não é um time forte, mas foi um time que incomocou e soube aproveitar o erro de saída de bola brasileiro. Principalmente com Tae Se, o único atacante escalado para o jogo.

Até os 26/27 minutos de jogo, esse quadro não se alterou. O Brasil só atacou de volta aos 27, com um chute de Maicon, que o goleiro defendeu. Daí até o fim do jogo, o Brasil manteve mais a posse da bola, mas não conseguia chegar ao gol adversário. Não transformava posse em chances de gol.

Ao ínicio do segundo tempo, o Brasil voltou a atacar. E dessa vez, prestou mais atenção aos laterais. Quando no primeiro tempo, um lateral passava (geralmente o Maicon), o meia não tocava, puxava pra dentro, facilitando para a marcação. Agora não.

Após alguns bons ataques no re-início do jogo, o gol foi feito por um lateral, o próprio Maicon. Aos 10 minutos, Elano lança a bola para a linha de fundo, o lateral chega em velocidade e chuta para o gol, no contra-pé do goleiro Ri Myong.

Os pentacampeões mundiais podiam ter mais calma agora. Já abriram o placar e estavam vencendo. Isso deu uma leveza pra seleção canarinho. O time se sentia mais a vontade em campo. E foi aos 29 minutos, que um longo passe de Robinho, encontrou Elano, quase na mesma faixa do campo que Maicon outrora marcara um gol, e o ex-santista deixou o dele: Brasil 2 a 0!

Aos 32 minutos, Kaká saiu para entrada de Nilmar. O meia do Real Madrid não fez uma boa partida de estréia. Deixou a desejar. Sim, ele está voltando de contusão e sabemos que leva um tempo para ele voltar a jogar bem. Mas o problema da seleção do Dunga é esse: Se Kaká não jogar, vai ser difícil vencer, assim como foi hoje.

E, antes do término da partida, tivemos tempo para uma surpresa: Yun Nam entra pela esquerda na área e toca na saída de Júlio César. Impressionante foi que a zaga brasileira ficou praticamente vendo o jogador marcar.

Para encerrar, gostaria de dizer que o time que terminou deveria ser o time titular. Claro, qeu com Kaká em campo, mas duas trocas são fundamentais nessa seleção: Daniel Alves no lugar do Elano (sim, Elano fez a diferença hoje, mas o Daniel é mais imprevísivel) e Ramires no lugar de Felipe Mello (outra ironia, Felipe que tem a fama de ser um jogador batedor, não tomou nenhum cartão nesse jogo, enquanto Ramires mal entrou e já levou um). Com isso, podemos ter mais qualidade na saída de bola e surpreender com um volante chegando de trás.

Ainda há coisas para melhorar, e todo mundo esperava uma goleada. Mas o mais importante é o Brasil líder do grupo, e isolado!

------------

Comentar aqui o jogo de Costa do Marfim 0 x 0 Portugal: infelizmente não fugiu do padrão dessa copa. Times muito receosos em atacar, querendo chegar ao gol mas evitando ao máximo se abrir. No primeiro tempo houve a melhor jogada: Cristiano Ronaldo corta limpando a zaga, e manda um petardo do meio da rua. A bola vai na trave.

Os africanos, mais ao final do primeiro tempo começaram a sair, a buscar o gol. Portugal que dominara o campo até então, ficou mais preocupado em se defender. Isso se refletiu durante quase todo o segundo tempo, os marfinenses chegavam com mais perigo que os gajos.

Até Drogba, que fez uma cirurcia no cotovelo, desperdiçou a melhor oportunidade da Costa do Marfim. Saiu cara a cara com o goleiro e bateu, caindo, cruzado. Deveria ter chutado pro gol mesmo.

Enfim, com duas equipes com muito medo da derrota, o jogo não foi dos melhores. Mas ainda assim valeu a pena conferir.

1 comentários:

Roseli Valério disse...

Fala sério... o jogo foi exatamente da estatura do time, ou melhor, ajuntamento, selecionado por Dunga. Alguém acha que vai ser muito diferente disso as próximas partidas? Nossa participação nesta copa já tem o fim anunciado. E todos sabemos qual é.

16 de junho de 2010 às 17:56

Postar um comentário