sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Espanha de Sempre e a Argentina de nunca

Meio atraso com os relatos e opiniões, mas aí está mais uma rodada dupla (afinal, 3 jogos por dia fica difícil arranjar tempo para escrever algo)

Primeiro, falando do grupo que fechou a primeira rodada, o grupo H. E, na penúltima partida da primeira rodada, finalmente ela, a zebra passeou em campo. Se é que podemos chamar de zebra a Espanha perder em Copa do Mundo.

Favorita nas apostas do mundo inteiro, a Espanha vem como principal candidata. Assim como outras vezes foi incluída nesse grupo, sempre decepcionou na Copa. A diferença nessa edição, é o atual título Europeu.

E como começou com autoridade, mostrando que era só uma questão de tempo para fazer um gol logo e acabar com o jogo. mas ficou só na vontade.

No primeiro tempo, a Espanha mostrou para muitos times algo que deve ser feito: transformar posse de bola em oportunidades de gol. Criou bem, chegou até ter 83% de posse de bola. E chegava vom perigo, mas se sobrou qualidade para criar, faltou competência para finalizar.

A Suíça se segurou como pode. E conseguiu levar o empate para os vestiários. No segundo tempo, veio com a mesma proposta: se defender ao máximo e investir em um contra-ataque para surpreender a Fúria. Foi logo aos 6 minutos, em um dos gols mais confusos da Copa, em um bate rebate na área, o jogador Fernandes marca o dele.

daí, foi muito mais pressão dos espanhóis. Bola na trave, defesa do goleiro, chute pra fora, passe forte. Tudo contra a Espanha. E para mim, a entrada de Fernando Torres, El Niño, foi precipitada. Em um jogo que precisava de gol, ele acaba de voltar de cirurgia, está sem ritmo de jogo. Para mim, ele foi "queimado" sem necessidade.

E assim acabou o jogo. Não ainda sem o árbitro tentar dar mais um tempinho para a Espanha empatar. Não deu certo.

Não me preocupo com a Espanha. Ainda acho que vá passar de fase, provavelmente com 2 vitórias, mas o problema é que o Brasil corre um sério risco de jogar contra ela nas Oitavas de final.

-----------------------------------------------------------------------------

A respeito do título, digo que a Argentina jogou como nunca na era do técnico Maradonna.

A proposta do jogo seria simples: Argentina atacando o tempo todo e a Coréia do Sul tentando encaixar um contra-ataque. Tudo indicaria para um jogo monótono, como muitos outros vistos até aqui.

mas logo no início do jogo, a história mudou: com o gol contra do Chu-young, logo aos 6 minutos, a Coréia teve sua tática afundada. Depois disso, a Argentina continuou atacando e a Coréia na esperança de um contra-ataque. Os sul-americanos ampliaram aos 32 minutos com Higuaín. Após cruzamento de maxi Rodriguez, ficou livre na área para colocar nas redes.

Pouco antes do fim, os asiáticos diminuiram: Demichelis falha e a bola sobra para Chung-yong tocar na saída do goleiro.

No segundo tempo, a Coréia teve que sair para buscar o empate. Foi isso que permitiu o show dos hermanos na África do Sul. Com Messi mais inspirado, Kun Aguero entrando bem na partida, não deu para ninguém. Argentina fez mais dois, e ambos com Higuaín, que alcançou o hat-trick. Para quem duvidou dele diante da Nigéria, agora ele mostra que sabe fazer gols.

E agora, a pressão volta para o Brasil. A Argentina já convenceu, o que será da seleção canarinho???

0 comentários:

Postar um comentário