sábado, 26 de junho de 2010

Os 16 classificados para as oitavas


Por motivo de força maior, não consegui atualizar o blog todo dia de jogo, mas agora falo dos classificados para as oitavas:

Grupo A: Uruguai e México

Praticamente classificados na última rodada, muita gente achou que seria um jogo de "compadres" para acabar em empate. Ledo engano. Os dois partiram para cima e quem se deu melhor foi a celeste, pela vitória mínima. Já África do Sul ainda tentou passar, pelo saldo de gols em cima da França. Mas a França descontou próximo do fim do jogo e ficou no 2 a 1.
Melhor para a Copa, que os times que mais jogaram no grupo A estão classificados.

Grupo B: Argentina e Coréia do Sul

A Argentina, nada mais que esperado. Ainda terminou a fase de grupos com vitória sobre a Grécia. Sofrida, é verdade, mas também entrou com time misto, pensando em poupar para as oitavas, tanto em condição física quanto em cartões, já que nessa Copa eles não são zerados nas Oitavas e sim nas Quartas de final. Já a Coréia, após a goleada sofrida diante da Argentina lutou por um empate contra a Nigéria para se classificar. Merecido? Talvez, porque a Nigéria jogou um pouco melhor e errou gols que dariam a classificação para os africanos. Mas, futebol é assim, quem não faz toma.

Grupo C: Estados Unidos e Inglaterra

Com certeza a classificação mais emocionante da Copa. De 3° lugar, os EUA pularam para o primeiro do grupo ao marcar um único gol, que foi feito nos acréscimos do jogo contra a Argélia. Na outra partida, Inglaterra bateu a Eslovênia por 1 a 0 e garantiu a classificação. Ao término do jogo, com o empate dos EUA, a Eslovênia se classificava. Durou 30 segundos, pois como disse, os EUA abriu o placar.
A decepção ficou por conta do desempenho do time comandado por Capello. Ainda está muito aquém do que se espera.

Grupo D: Alemanha e Gana

A Alemanha jogou, literalmente, o suficiente para se classificar. Como ja disse em outros posts, ela caiu muito de rendimento após a brilhante estréia. E isso se viu no jogo contra Gana. Conseguiu criar boas oportunidades, mas todas foram desperdiçadas. Foi com um chute de longa distância que selou a vitória e o primeiro lugar.
Já os africanos, únicos do continente classificados, com a derrota dependiam do resultado do jogo entre Sérvia e Austrália para se classificarem. E houve empate entre Austrália e Gana. A diferença se deu no saldo, pois a Gana perdeu só de 1 para a Alemanha, enquanto a Austrália levou 4.

Grupo E: Holanda e Japão

Holanda já estava classificada e só garantiu o primeiro lugar diante de Camarões com um vitória. Destaque do jogo foi a volta de Arjen Robben, grande destaque do time, que estava machucado.
No outro jogo, Japão e Dinamarca disputaram a outra vaga. E o Japão jogou com maestria. Jogava por um empate, então deu a posse de bola para a Dinamarca. E logo fez 2 a 0 em duas cobranças de falta (com uma certa ajudinha do goleiro europeu, é verdade). Mas quem acha que é só de bola parada se engana. O jogo estava 2 a 1, e em um contra ataque, e ótima jogada de equipe, o Japão selou a classificação com o terceiro gol. E surpreendeu todo mundo essa classificação.
Destaque negativo para Camarões. Os leões africanos se despediram com 3 derrotas!

Grupo F: Paraguai e Eslováquia

Provavelmente a maior decepção da Copa: a atual campeã do mundo, Itália, desclassificada. E foi confirmado isso no jogo contra a Eslováquia, que soube explorar as deficiências dos italianos e venceu por 3 x 2. Mas o jogo não foi fácil não. Pela primeira vez na Copa a Itália demonstrou um futebol digno da sua camisa. Pena que foi só no segundo tempo do jogo. E foi principalmente com a saída de Gilardino que a Itália melhorou. Sinceramente? Mereceu a desclassificação, pos não jogou nada.
no outro jogo, Paraguai e Nova Zelândia ficaram no 0 x 0. Parte pela falta de qualidade do ataque neo-zelandes, parte pela falta de vontade paraguaia. O time sul-americano estava praticamente classificado, então resolveu não correr riscos.
Destaque para a faixa do torcedor do time da Oceania: "Temos tantas finais quanto a Espanha".

Grupo G: Brasil e Portugal

O último jogo dessas duas equipes serviu para definira primeiro e segundo colocado. Afinal, para Costa do Marfim se classificar precisava de uma goleada de uns 7 ou 8 a 0, e que Brasil ganhasse por mais de 2 gols de Portugal. Difícil não? Impossível para quem viu o jogo dos brasileiros e portugueses. O Brasil sem Kaká e sem Robinho não foi nem sombra do que jogou contra a Costa do Marfim. Portugal, npo segundo tempo, até tentou decidir. Mas após os 25-30 minutos, pareceu também se poupar para as Oitavas.
O jogo foi horrível, principalmente para os brasileiros. O técnico Dunga resolveu deixar só o Júlio Baptista como opção ao Kaká e pagou por esse preço. Um meio de campo sem criatividade, sem o talento. Eu defendo Júlio Baptista no grupo, gosto dele como jogador. Mas não é para ele ser a única opção quando não tiver o Kaká. O Dunga reclamava que o time não tocava, e quando ele olhava para o banco, não tinha nenhuma opção para melhorar.
E foi com um jogo duro de ver, que o empate classificou os dois.

Grupo H: Espanha e Chile

Chile precisava só do empate diante da Espanha para se classificar, mas mesmo assim os chilenos foram para cima, para ganhar. Para a Espanha era vitória ou vitória. E logo fez 2 a 0 no primeiro tempo, e aind contou com a ajuda do juiz, ao expulsar um jogador chileno injustamente. Na volta, o Chile foi para o tudo ou nada, e diminuiu. Após o 2 a 1, com o empate da Suíça, os times só cozinharam até o jogo acabar, pois as duas estavam classificadas.
No outro jogo a a Suíça precisava ganhar a tirar uma diferença de 2 gols para se classificar. Mas passou longe disso, aliás quase levou um de Honduras. a Suíça mostrou que só sabe jogar no contra-ataque e que, quando precisa tomar a iniciativa de fazer gols, não funciona.


Bom, aí estão os 16 classificados.

E agora, ra rolando Uruguai e Coréia, que para mim, da uruguai nas quartas. Talvez um pouco sofrido, com poucos gols. mas a celeste passa de fase.

O outro jogo de hoje é EUa e Gana. Apesar de querer ver o único time africano chegando longe, acho difícil. Afinal os EUA mostraram que não tão na África do Sul para brincadeira.

0 comentários:

Postar um comentário